<b>EDUCADOR E EDUCANDO COM SURDEZ: UMA REFLEXÃO SOBRE O ENSINO DE MATEMÁTICA </b>

Autores

  • Cleibianne Rodrigues dos Santos
  • Roberto Barcelos Souza
  • Túlio Henrique Barbosa Goulart

Resumo

O presente artigo tem como objetivo fazer uma reflexão a respeito do ensino da matemática para alunos surdos. Será abordado o ensino na percepção de professor surdo, ministrando aulas de Matemática para uma turma em que há um aluno surdo. A técnica de pesquisa utilizada é o estudo de caso. A investigação foi realizada em uma sala do 3º ano do Ensino Médio, durante o 2º e 3º semestres da 3ª etapa da EJA (Educação de Jovens e Adultos) de uma Escola Pública Estadual de Quirinópolis. A pesquisa foi desenvolvida durante o período do Estágio Supervisionado II, dispensando a presença de intérpretes durante as semirregências e regências para analisar o processo de ensino sem um segundo mediador. Podemos considerar, pode meio desta investigação, que o contexto de ensino e aprendizagem de matemática, no qual o educador e o educando possuem surdez, potencializou-se como ambiente inclusivo e salutar para concretização de um ensino matemática tanto para o aluno com surdez quanto para os demais alunos da turma. Consideramos que envolvimento de língua materna dos surdos possibilitou o diálogo e a interação entre todos os envolvidos.

 

Palavras-chave: Matemática; Surdez; Libras.

Biografia do Autor

Cleibianne Rodrigues dos Santos

 

 

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Publicado

2017-12-31

Edição

Seção

Comunicações Científicas (Presencial)