<b>EDUCADOR E EDUCANDO COM SURDEZ: UMA REFLEXÃO SOBRE O ENSINO DE MATEMÁTICA </b>
Resumo
O presente artigo tem como objetivo fazer uma reflexão a respeito do ensino da matemática para alunos surdos. Será abordado o ensino na percepção de professor surdo, ministrando aulas de Matemática para uma turma em que há um aluno surdo. A técnica de pesquisa utilizada é o estudo de caso. A investigação foi realizada em uma sala do 3º ano do Ensino Médio, durante o 2º e 3º semestres da 3ª etapa da EJA (Educação de Jovens e Adultos) de uma Escola Pública Estadual de Quirinópolis. A pesquisa foi desenvolvida durante o período do Estágio Supervisionado II, dispensando a presença de intérpretes durante as semirregências e regências para analisar o processo de ensino sem um segundo mediador. Podemos considerar, pode meio desta investigação, que o contexto de ensino e aprendizagem de matemática, no qual o educador e o educando possuem surdez, potencializou-se como ambiente inclusivo e salutar para concretização de um ensino matemática tanto para o aluno com surdez quanto para os demais alunos da turma. Consideramos que envolvimento de língua materna dos surdos possibilitou o diálogo e a interação entre todos os envolvidos.
Palavras-chave: Matemática; Surdez; Libras.