ENSINANDO FRAÇÕES COM AUXÍLIO DA “RÉGUA DE FRAÇÕES”:
DIÁLOGOS COM ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Resumo
O processo de desenvolvimento do espírito de investigação e a capacidade de produzir argumentos convincentes, recorrendo aos conhecimentos matemáticos para compreender e atuar no mundo é uma das competências de Matemática para o ensino fundamental. Nesse processo, é perceptível a importância das experimentações na aprendizagem da Matemática. Por isso, o objetivo dessa oficina é dialogar, com alunos do ensino fundamental, sobre o conteúdo frações fazendo uso do instrumento “régua de frações”. No primeiro momento, na exploração do material, faremos a representação das frações com as réguas, em seguida definiremos a unidade, nomearemos as réguas, indicaremos frações a partir das réguas e por fim falaremos da notação fracionária. No segundo, momento, iremos inicialmente, trabalhar com comparações de frações (frações com denominadores iguais, frações com numeradores iguais, frações com numeradores e denominadores distintos). A partir da comparação de frações com numeradores e denominadores distintos iremos dialogar sobre frações equivalentes. Por fim, iremos abordar a simplificação de frações, adição e subtração de frações com denominadores iguais e diferentes.
Palavras-chave: Ensino de Frações. Ensino Fundamental. Educação Matemática.
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Copyright (c) 2023 Leonardo Dourado de Azevedo Neto
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