ENSINANDO FRAÇÕES COM AUXÍLIO DA “RÉGUA DE FRAÇÕES”:

DIÁLOGOS COM ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • Leonardo Dourado de Azevedo Neto Universidade Federal do Amazonas

Resumo

O processo de desenvolvimento do espírito de investigação e a capacidade de produzir argumentos convincentes, recorrendo aos conhecimentos matemáticos para compreender e atuar no mundo é uma das competências de Matemática para o ensino fundamental. Nesse processo, é perceptível a importância das experimentações na aprendizagem da Matemática. Por isso, o objetivo dessa oficina é dialogar, com alunos do ensino fundamental, sobre o conteúdo frações fazendo uso do instrumento “régua de frações”. No primeiro momento, na exploração do material, faremos a representação das frações com as réguas, em seguida definiremos a unidade, nomearemos as réguas, indicaremos frações a partir das réguas e por fim falaremos da notação fracionária. No segundo, momento, iremos inicialmente, trabalhar com comparações de frações (frações com denominadores iguais, frações com numeradores iguais, frações com numeradores e denominadores distintos). A partir da comparação de frações com numeradores e denominadores distintos iremos dialogar sobre frações equivalentes. Por fim, iremos abordar a simplificação de frações, adição e subtração de frações com denominadores iguais e diferentes.

 

Palavras-chave: Ensino de Frações. Ensino Fundamental. Educação Matemática.

Downloads

Publicado

2023-12-31