AS CULTURAS INDÍGENAS NOS LIVROS DIDÁTIDOS DE MATEMÁTICA DO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL II

Autores

  • Liana Cézar Barros UFG
  • Ana Paula Purcina Baumann UFG

Resumo

Este trabalho analisa os volumes do 6° ano dos livros didáticos de matemática do Ensino Fundamental II, aprovadas no PNLD de 2020, distribuídos para a rede pública de ensino, buscando entender como são apresentadas as culturas indígenas do Brasil nas coleções. Para esta análise, utilizou-se de uma metodologia qualitativa de abordagem fenomenológica, partindo de uma análise das ideias individuais para ideias cada vez mais abrangentes que buscam dizer sobre o investigado. Com o movimento de análise crítica e analítica chega-se aos invariantes da pesquisa, que nesta concepção chama-se de Categorias Abertas. Elas dizem sobre o investigado e nos abrem horizontes de compreensões sobre a questão investigativa. Com o trabalho analítico e reflexivo dos dados, construímos 5 categorias abertas, das quais abordaremos duas, “Modos de os povos originários serem vistos e mostrados e “Povos indígenas trazidos para trabalhar conteúdos matemáticos”. Observou-se que alguns dos volumes indicam diferentes maneiras de se abordar a temática dos povos indígenas dentro dos conteúdos matemáticos e certos livros, por sua vez, apresentam pouca ou nenhuma informação pertinente ao tema da pesquisa. Outros ainda trazem termos e concepções muito estereotipadas dos povos indígenas do Brasil. Conclui-se com o trabalho que falta uma maior preocupação com a abordagem das culturas indígenas brasileiras nos livros de matemática e, que apesar de alguns autores mostrarem maior atenção ao assunto, com o debate da interculturalidade e da valorização cultural e rompimento de preconceitos contra povos indígenas no país, muitos parecem não se importar com a abordagem destes temas. 

 

Palavras-chave: Livros Didáticos; Povos Indígenas; Diversidade Cultural; Sistemas de Numeração; Educação Matemática.

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Publicado

2023-12-31

Edição

Seção

Comunicações Científicas (Presencial)