METODOLOGIAS ATIVAS:

A APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS E O USO DAS TDICS NO ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA

Autores

  • Lehilson Pantoja Vieira FAMAT/CUNTINS/UFPA
  • Rubenvalvo Monteiro Pereira FAMAT/CUNTINS/UFPA

Resumo

Esta comunicação científica busca apresentar as Metodologias Ativas como uma alternativa para promover o ensino e aprendizagem de matemática, tendo em vista, que essa metodologia torna o aluno o principal responsável pela construção de seus próprios conhecimentos. Neste faremos uma breve exposição sobre tal metodologia, diferenciando-a no decorrer do texto da chamada metodologia tradicional. Apresentaremos, também, que as competências propostas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para o ensino e aprendizagem de matemática sugerem um rompimento com o modelo tradicional de ensino e aprendizagem. Como exemplos de Metodologias Ativas que podem ser trabalhadas pelos professores, apresentamos a Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) e o uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs), considerando alguns pontos positivos e negativos destas. Será apresentado também, uma proposta de ensino e aprendizagem da função polinomial do primeiro grau com o auxílio da Aprendizagem Baseada em Problemas e das TDICs, utilizando o software de matemática dinâmica GeoGebra.

 

Palavras-chave: Metodologias Ativas; ABP; TDICs; GeoGebra.

Downloads

Publicado

2023-12-31

Edição

Seção

Comunicações Científicas (Presencial)