O CONTEXTO HISTÓRICO DO SURGIMENTO DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO:
A DIDÁTICA E A PRÁXIS QUANTO À METODOLOGIA DE ENSINO DE MATEMÁTICA
Resumo
Este artigo sobre o processo de disciplinarização do ensino universitário de matemática entre os anos de 1930 e 1950, na Universidade de São Paulo almeja compreender o processo histórico da disciplina/ciência Matemática no espaço-tempo do Regime da Ditadura no Brasil e, por reconhecer quão necessária é a Matemática, movimentos em sua defesa deram-lhe novos caracteres e concepções numa mudança para suas práticas no ensino-conteúdo-aprendizagem. As singularidades da disciplina percorreram vários momentos históricos e, por meio da Universidade de São Paulo-USP, ganharam proporções ascendentes, uma vez que a Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de USP, havendo transferido a responsabilidade para o Instituto Educacional da Universidade de São Paulo (IEUSP) para a formação de professores especializados, a Faculdade de Filosofia Ciências e Letras dedica-se, então, às pesquisas na busca de respostas desta ciência. A situação-problema centra-se no quão valioso é para a formação de professores da área de Matemática fazer descobertas acerca de sua origem quando se sabe de sua “travessia” por tantos períodos na história do Brasil e, simultaneamente, sua inclusão nos currículos escolares. Logo, é uma pesquisa de cunho bibliográfico/exploratório, vez que coletou material para fins de leitura, e contextualização e documental. A disciplina de matemática obteve notórios avanços entre os anos de 1930 e 1950. Um processo que perpassou por momentos históricos sócio-político-econômicos e sobreviveu ao período de intervenção militar tenentista, sendo implantada nos programas escolares.
Palavras-chave: Matemática; Didática; Disciplinarização; Universidade de São Paulo
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