<b>IDENTIDADE, SABERES E PRÁTICAS DE UM GRUPO DE PROFESSORES DA LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DE UM INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA</b>

Autores

  • Cleberson Pereira Arruda
  • Angela Marta Pereira das Dores Savioli

Resumo

Trata-se de uma pesquisa de doutorado em andamento, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática da Universidade Estadual de Londrina. O processo investigativo tem por objetivo central descrever e analisar os entendimentos de um grupo de professores formadores do curso de licenciatura em Matemática de um Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, sobre identidade, saberes e práticas da docência na formação inicial de professores. O objetivo desta comunicação é apresentar as nuances investigativas do projeto da pesquisa, a metodologia utilizada e as considerações iniciais acerca dos resultados. É uma pesquisa qualitativa e os dados obtidos por meio de entrevistas têm sido analisados e interpretados via análise de conteúdo (BARDIN; 2011). O referencial teórico está embasado em Guimarães (2006); Pimenta (1999; 2014) e Tardif (1996; 2007) Tardif e Lessard (2007). Além da apresentação do projeto e da metodologia investigativa, esta comunicação traz algumas considerações iniciais dos resultados parciais da pesquisa.

 

Palavras-chave: Identidade; Saberes; Práticas; Professor Formador; Licenciatura em Matemática. 

Downloads

Publicado

2017-12-31

Edição

Seção

Comunicações Científicas (Presencial)