APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA NA PERSPECTIVA DA ATIVIDADE DE ESTUDO: UMA ANÁLISE A PARTIR DAS CONTRIBUIÇÕES DE D. B. ELKONIN, V. V. DAVIDOV E V. V. REPKIN

Autores

  • Jaqueline Ferreira dos Reis Universidade Federal de Uberlândia
  • Roberto Valdés Puentes Universidade Federal de Uberlândia

Resumo

O pôster apresentado sob o título “Aprendizagem de Matemática na perspectiva da Atividade de Estudo: uma análise a partir das contribuições de D. B. Elkonin, V. V. Davidov e V. V. Repkin”, visa compreender e sistematizar a forma de organização da atividade de estudo, baseada na Didática Desenvolvimental, que contribui para a aprendizagem desenvolvimental de Matemática no ensino fundamental. Instaura-se nesse processo investigativo, contudo, a relevância de aprofundar os estudos acerca das contribuições da aprendizagem desenvolvimental na perspectiva do sistema psicológico e didático Elkonin-Davidov-Repkin, cuja base está na Didática Desenvolvimental da Atividade e na Teoria da Atividade de Estudo, seu conteúdo, sua estrutura e os motivos de estudo. Nesse sentido, assumimos como tese a constituição do movimento dialético-dialógico de apropriação e produção de uma aprendizagem desenvolvimental de Matemática, que impulsione o desenvolvimento psíquico e a autotransformação dos sujeitos em atividade de estudo. Diante das configurações subjetivas da pesquisa, constitui-se o seguinte problema: quais as contribuições teóricas da Teoria da Aprendizagem Desenvolvimental na perspectiva do sistema psicológico e didático Elkonin-Davidov-Repkin e da Atividade de Estudo para a promoção da aprendizagem desenvolvimental de Matemática no ensino fundamental para o desenvolvimento integral do aluno?   A metodologia de pesquisa se constitui pela revisão bibliográfica documental e pelo estado da arte das pesquisas realizadas pelos grupos que pesquisam e estudam a aprendizagem na perspectiva da Didática Desenvolvimental, com o intuito de compreender a partir das teorizações, experimentos e estudos desses grupos como se organiza a aprendizagem desenvolvimental de Matemática por meio da atividade de estudo para a formação do aluno que desenvolve o pensamento teórico e a personalidade criativa para a sua autotransformação. 

 

Palavras-chave: Teoria da Aprendizagem Desenvolvimental; Sistema Elkonin-Davidov-Repkin; Teoria da Atividade de Estudo; Aprendizagem de Matemática; Ensino Fundamental.

Downloads

Publicado

2023-12-31