SALA DE AULA INVERTIDA:
UMA POSSIBILIDADE PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DAS RELAÇÕES MÉTRICAS NO TRIÂNGULO RETÂNGULO
Resumo
O trabalho relato nasceu de uma preocupação atual relativa à busca pela atenção dos alunos em meio a tanta tecnologia disponível, bem como com a aprendizagem em relação ao objeto de conhecimento em matemática: relações métricas no triângulo retângulo. Inicialmente pesquisou-se como utilizar uma metodologia ativa que envolvesse tecnologia. Dessa forma chegou-se à sala de aula invertida, que tem como propósito principal utilizar videoaulas para explicar determinado assunto, possibilitando ao aluno assistir à gravação, pausando quando necessário, para melhor compreensão da explanação gravada pela professora. A metodologia utilizada pode propiciar uma aprendizagem significativa, por tornar possível a passagem do conteúdo em estudo pela rede de esquemas de conhecimento, que valoriza os conhecimentos prévios para a consolidação dos novos conhecimentos. Durante a aplicação da sala de aula invertida, os alunos puderam participar efetivamente da construção do conhecimento, pois perceberam as conexões entre ambos os conhecimentos e ainda constataram a aplicabilidade desses em situações problemas resolvidos por meio da intervenção e interação da professora.
Palavras-chave: Sala de aula invertida; Aprendizagem significativa; Metodologias ativas.
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