O TRABALHO DOCENTE EM TEMPOS DE PANDEMIA:

IMPLICAÇÕES DAS ATIVIDADES REMOTAS IMPOSTAS PELA COVID-19

Autores

  • Thalitta Fernandes de Carvalho Peres UEG-IPORA
  • Lorrainne da Silva Santos

Resumo

O presente estudo aborda os resultados parciais de um projeto de pesquisa sobre o trabalho docente no contexto das atividades remotas impostas pela COVID-19. A partir dessa problemática ampla, faz-se um recorte que situa a pesquisa no trabalho do professor de Matemática. Assim, a questão norteadora da pesquisa é: quais são os limites e desafios que os professores de Matemática enfrentaram para a realização de seu trabalho em forma remota em tempos de pandemia? Desta forma, o presente estudo desenvolveu a pesquisa campo com professores de Matemática da Educação Básica de escolas públicas do interior do Estado de Goiás, tendo como objetivo analisar os limites e desafios que os professores de Matemática enfrentaram para a realização de seu trabalho em forma remota durante a pandemia do coronavírus. Os sujeitos da pesquisa foram 09 (nove) professores que ministram aulas de Matemática, e que aceitaram o convite para colaboração dela. Diante das limitações desse cenário pandêmico, a opção do instrumento de coleta de dados foi a realização de um questionário por meio de formulário eletrônico. Os resultados e análises realizados durante a pesquisa, a partir dos dizeres dos sujeitos participantes, apontaram diversas limitações outorgadas pelo ensino remoto. Em contrapartida, os professores mostraram-se fortes para romper os desafios impostos pela pandemia.

 

Palavras-chave: Trabalho Docente; Pandemia; Atividades Remotas; Matemática; Educação Básica.

 

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Publicado

2023-12-31

Edição

Seção

Comunicações Científicas (Presencial)