PENSAMENTO COMPUTACIONAL:

PROPOSTAS DE ATIVIDADES DE GEOMETRIA PARA O 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL II UTILIZANDO A FERRAMENTA TECNOLÓGICA SCRATCH

Autores

  • Marcos Fernandes Amorim Universidade Federal de Catalão
  • Pedro Henrique Ferreira da Silva
  • Crhistiane da Fonseca Souza

Resumo

O presente trabalho teve como objetivo propor uma atividade de geometria que promova o desenvolvimento do pensamento computacional dos alunos utilizando recursos tecnológicos (Scratch) para alunos do 6º ano do ensino fundamental II.As atividades foram aplicadas na disciplina de Tópicos em Educação Matemática para os discentes da turma por 3 alunos do curso de Matemática do Instituto de Matemática e Tecnologia (IMTec) da Universidade Federal de Catalão (UFCAT) com o desenvolvimento de duas atividades (plugada e desplugada) com conteúdos de ampliação e redução, retas paralelas e perpendicular e figuras geométricas conforme estabelece duas habilidades da Base Nacional Comum Curricular (BNCC): (EF06MA21) e (EF06MA22) respectivamente. Partindo da premissa estabelecida na competência geral e específica de matemática da BNCC sobre a utilização de recursos tecnológicos e que estimule o Pensamento Computacional e que estabeleça autonomia ao aluno e que coloque-o em posição de protagonismo. A partir das atividades estabelecidas, obteve resultados positivos diante do planejamento inicial, no qual teve grande interesse por parte dos estudantes em participar ativamente do que havia sido proposto, conseguindo assimilar de maneira satisfatória o que foi proposto em sala.

 

Palavras-chave: Scratch; Pensamento Computacional; BNCC; Geometria.

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Publicado

2023-12-31

Edição

Seção

Relatos de Experiências (Presencial)