APRENDIZAGEM ATIVA DE TRIGONOMETRIA COM INGRESSANTES DE UM CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA
Resumo
Com o presente artigo visa-se refletir, na disciplina de Fundamentos da Matemática, sobre a viabilização de um envolvimento ativo no processo de aprendizagem em ensino remoto durante a pandemia de Covid-19.Os sujeitos da pesquisa foram19 acadêmicos ingressantes em 2021, 12mulheres e 7 homens, com idades que variavam de 18 a 47 anos. Dentre os respondentes 7tinham18anos; 11residiam em Morrinhose8 em cidades circunvizinhas; 11trabalhavam em período integral, 3 em meio período e 5 não trabalhavam.O curso durou cinco meses, com encontros semanais, online síncronos, de quatro horas-aula, das 19h30min às 22h30min, totalizando 60 horas-aula, com atribuição de tarefas semanais tais como: i) acompanhar as aulas online síncronas e realizar as tarefas assíncronas sugeridas; ii) resolver, individualmente, listas de exercícios de Trigonometria associada à produção de vídeo explicativo sobre resolução de um dos exercícios da lista, escolhido pelo licenciando, para ser disponibilizado no Youtube; iii) elaborar e gravar, em grupo, uma animação produzida com o software GeoGebra; iv) realizar autoavaliação sobre aprendizagens e dificuldades enfrentadas durante o curso. Nesse processo, destacam-se resultados positivos quanto à compreensão da relevância das demonstrações de fórmulas matemáticas a fim de que façam sentido para além de uma memorização irrefletida acerca delas;vídeos com explicações acerca de um processo resolutivo de um exercício para compreender os procedimentos utilizados no lugar de somente reproduzi-los mecanicamente; gravação de vídeo, com o software GeoGebra, em que os acadêmicos foram criativos para utilizar funções trigonométricas com o intuito de representar uma animação. Acrescente-se que a tecnologia auxiliou na comunicação entre estudantes e docentes possibilitando uma interação por meio de um trabalho colaborativo com compartilhamento de ideias, perseverança para a realização de tarefas, troca de experiências, superação de lacunas advindas do estudo de conteúdos da educação básica.
Palavras-chave: Trigonometria; ensino remoto; produção de vídeos; aprendizagem ativa; educação matemática.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Luciano Feliciano de Lima, Maria Francisca da Cunha, Rogério Ferreira da Costa
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.