APRENDIZAGEM ATIVA DE TRIGONOMETRIA COM INGRESSANTES DE UM CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA

Autores

  • Luciano Feliciano de Lima Universidade Estadual de Goiás
  • Maria Francisca da Cunha Universidade Estadual de Goiás
  • Rogério Ferreira da Costa Universidade Estadual de Goiás

Resumo

Com o presente artigo visa-se refletir, na disciplina de Fundamentos da Matemática, sobre a viabilização de um envolvimento ativo no processo de aprendizagem em ensino remoto durante a pandemia de Covid-19.Os sujeitos da pesquisa foram19 acadêmicos ingressantes em 2021, 12mulheres e 7 homens, com idades que variavam de 18 a 47 anos. Dentre os respondentes 7tinham18anos; 11residiam em Morrinhose8 em cidades circunvizinhas; 11trabalhavam em período integral, 3 em meio período e 5 não trabalhavam.O curso durou cinco meses, com encontros semanais, online síncronos, de quatro horas-aula, das 19h30min às 22h30min, totalizando 60 horas-aula, com atribuição de tarefas semanais tais como: i) acompanhar as aulas online síncronas e realizar as tarefas assíncronas sugeridas; ii) resolver, individualmente, listas de exercícios de Trigonometria associada à produção de vídeo explicativo sobre resolução de um dos exercícios da lista, escolhido pelo licenciando, para ser disponibilizado no Youtube; iii) elaborar e gravar, em grupo, uma animação produzida com o software GeoGebra; iv) realizar autoavaliação sobre aprendizagens e dificuldades enfrentadas durante o curso. Nesse processo, destacam-se resultados positivos quanto à compreensão da relevância das demonstrações de fórmulas matemáticas a fim de que façam sentido para além de uma memorização irrefletida acerca delas;vídeos com explicações acerca de um processo resolutivo de um exercício para compreender os procedimentos utilizados no lugar de somente reproduzi-los mecanicamente; gravação de vídeo, com o software GeoGebra, em que os acadêmicos foram criativos para utilizar funções trigonométricas com o intuito de representar uma animação. Acrescente-se que a tecnologia auxiliou na comunicação entre estudantes e docentes possibilitando uma interação por meio de um trabalho colaborativo com compartilhamento de ideias, perseverança para a realização de tarefas, troca de experiências, superação de lacunas advindas do estudo de conteúdos da educação básica.

 

Palavras-chave: Trigonometria; ensino remoto; produção de vídeos; aprendizagem ativa; educação matemática.

Downloads

Publicado

2023-12-31

Edição

Seção

Comunicações Científicas (Presencial)