POSSIBILIDADES DE APRENDIZAGEM DO CONCEITO DE POLÍGONOS NO ENSINO REMOTO

Autores

Resumo

Diante da diversidade presente nos subprojetos do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), trataremos nesse texto da realidade do subprojeto de Matemática do PIBID, sediado pela Universidade Estadual de Goiás, Campus Sudoeste - Sede Quirinópolis que possui como escola-parceira o Colégio Estadual Juscelino Kubitschek. A problemática abordada se justifica pelo fato de que o ensino da geometria na Educação Básica (EB) é em grande parte desmerecido, sendo esse fato intimamente correlato à questão deficitária na formação docente. Diante da realidade pandêmica vivenciada possuía-se a necessidade de planejamento de atividades que pudessem ser desenvolvidas no formato de aulas remotas e, nesse contexto nos deparamos com a possibilidade de uso do Software Stellarium. Para o desenvolvimento da atividade planejada realizou-se um experimento didático que perdurou 5 semanas. Logo, optou-se por organizar o ensino do conceito matemático de polígonos a partir de uma atividade que privilegie o movimento lógico-histórico, considerando fatos históricos em que a observação do céu ganhou destaque - por servir de referencial de tempo ou localização com os astros e constelações que formam figuras nas noites estreladas -, permitindo a possibilidade de repensar o conceito de polígonos na perspectiva histórica e cultural. Para o planejamento e desenvolvimento de tal atividade buscou-se por historiografias matemáticas que auxiliassem na construção da compreensão do percurso histórico do conceito de polígonos. Por fim, acredita-se que essas ponderações não sinalizam um processo já concluído de organização do ensino do conceito de polígonos, mas sim o início de uma caminhada em busca de um ensino que envolva professores em formação e, posteriormente, alunos da EB

 

Palavras-chave: Pibid de Matemática; Ensino Remoto Emergencial; História da Matemática; Polígonos.

 

Biografia do Autor

Lukas Adriel Francisco Alves, Universidade Estadual de Goiás

Licenciando em Matemática pela Universidade Estadual de Goiás (UEG). Membro do Clube de Matemática (CluMat) da UEG no Câmpus Sudoeste - Sede Quirinópolis e do Grupo de Estudos sobre Situações Desencadeadoras de Aprendizagem da Universidade Tecnológica Federal do Paraná Câmpus: Curitiba. Bolsista de Apoio Técnico a Pesquisa - Nível 2A do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Maria Marta da Silva, Universidade Estadual de Goiás Câmpus Sudoeste - Sede: Quirinópolis

Pós-Doutoranda em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. Doutora em Educação em Ciências e Matemática pela Universidade Federal de Goiás. Professora efetiva do departamento de Matemática da Universidade Estadual de Goiás Câmpus Sudoeste - Sede: Quirinópolis (UEG - Quirinópolis). Coordenadora do Clube de Matemática da UEG - Quirinópolis.

Downloads

Publicado

2023-12-31

Edição

Seção

Comunicações Científicas (Presencial)