POSSIBILIDADES DE APRENDIZAGEM DO CONCEITO DE POLÍGONOS NO ENSINO REMOTO
Resumo
Diante da diversidade presente nos subprojetos do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), trataremos nesse texto da realidade do subprojeto de Matemática do PIBID, sediado pela Universidade Estadual de Goiás, Campus Sudoeste - Sede Quirinópolis que possui como escola-parceira o Colégio Estadual Juscelino Kubitschek. A problemática abordada se justifica pelo fato de que o ensino da geometria na Educação Básica (EB) é em grande parte desmerecido, sendo esse fato intimamente correlato à questão deficitária na formação docente. Diante da realidade pandêmica vivenciada possuía-se a necessidade de planejamento de atividades que pudessem ser desenvolvidas no formato de aulas remotas e, nesse contexto nos deparamos com a possibilidade de uso do Software Stellarium. Para o desenvolvimento da atividade planejada realizou-se um experimento didático que perdurou 5 semanas. Logo, optou-se por organizar o ensino do conceito matemático de polígonos a partir de uma atividade que privilegie o movimento lógico-histórico, considerando fatos históricos em que a observação do céu ganhou destaque - por servir de referencial de tempo ou localização com os astros e constelações que formam figuras nas noites estreladas -, permitindo a possibilidade de repensar o conceito de polígonos na perspectiva histórica e cultural. Para o planejamento e desenvolvimento de tal atividade buscou-se por historiografias matemáticas que auxiliassem na construção da compreensão do percurso histórico do conceito de polígonos. Por fim, acredita-se que essas ponderações não sinalizam um processo já concluído de organização do ensino do conceito de polígonos, mas sim o início de uma caminhada em busca de um ensino que envolva professores em formação e, posteriormente, alunos da EB
Palavras-chave: Pibid de Matemática; Ensino Remoto Emergencial; História da Matemática; Polígonos.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Lukas Adriel Francisco Alves, Maria Marta da Silva
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.