O CONSTRUTIVISMO TEÓRICO DE KAMII APLICADO AO JOGO ADAPTADO MATH AMONG US

Autores

  • Jucy Saraiva Siandeaux URCA
  • Aline Lima de Oliveira URCA
  • Aureliana Belém Tavares URCA

Resumo

No presente artigo são abordadas técnicas de ensino e aprendizagem baseadas na metodologia de Constance Kamii. Condizente com o cenário ocasionada pelo período remoto que a educação enfrentou, o trabalho foi desenvolvido com alunos do 3.º ano do ensino médio, que apresentaram mais dificuldades em três dos saberes cobrados na Prova Brasil. Foram trabalhadas aulas em tempo real no google meet, assim como a disponibilidade de aulas gravadas respeitando os horários de disponibilidade dos alunos, aulas não muito longas, onde abordou-se o conteúdo e resoluções de questões no modelo da prova analisada. Utilizou-se como método avaliativo de aprendizagem alguns formulários, e um jogo intitulado Math Among Us (Matemática entre nós), desenvolvido de forma a introduzir a matemática no “mundo” que o aluno participa adaptando assim o tema do jogo Among Us, jogo este que estava muito em alta e que atraiu muito o interesse dos estudantes, de forma a imergir o aluno na dinâmica do jogo a inserção da matemática que se aprende brincando.

 

Palavras-chave: Construtivismo; Matemática; Ensino; Aprendizagem; Jogos;

 

Downloads

Publicado

2023-12-31

Edição

Seção

Relatos de Experiências (Presencial)