O CONSTRUTIVISMO TEÓRICO DE KAMII APLICADO AO JOGO ADAPTADO MATH AMONG US
Resumo
No presente artigo são abordadas técnicas de ensino e aprendizagem baseadas na metodologia de Constance Kamii. Condizente com o cenário ocasionada pelo período remoto que a educação enfrentou, o trabalho foi desenvolvido com alunos do 3.º ano do ensino médio, que apresentaram mais dificuldades em três dos saberes cobrados na Prova Brasil. Foram trabalhadas aulas em tempo real no google meet, assim como a disponibilidade de aulas gravadas respeitando os horários de disponibilidade dos alunos, aulas não muito longas, onde abordou-se o conteúdo e resoluções de questões no modelo da prova analisada. Utilizou-se como método avaliativo de aprendizagem alguns formulários, e um jogo intitulado Math Among Us (Matemática entre nós), desenvolvido de forma a introduzir a matemática no “mundo” que o aluno participa adaptando assim o tema do jogo Among Us, jogo este que estava muito em alta e que atraiu muito o interesse dos estudantes, de forma a imergir o aluno na dinâmica do jogo a inserção da matemática que se aprende brincando.
Palavras-chave: Construtivismo; Matemática; Ensino; Aprendizagem; Jogos;
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Jucy Saraiva Siandeaux, Aline Lima de Oliveira, Aureliana Belém Tavares
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.