<b>MOTIVAÇÃO PARA APRENDER: DOS MATERIAIS CONCRETOS À DIDÁTICA DO PROFESSOR</b>

Autores

  • Amanda Rodrigues Pinheiro
  • Daniela Fernandes Rodrigues
  • Elisabeth Cristina de Faria

Resumo

Nesta pesquisa, procuramos avaliar e investigar a motivação de uma aluna com deficiência visual total a aprender o conceito de fração, utilizando-se os materiais concretos, analisando a prática docente, com os objetivos de avaliar o desenvolvimento da aprendizagem dos conceitos envolvidos no conteúdo de fração por meio do trabalho com materiais concretos buscando também investigar a contribuição do material concreto na motivação para a aprendizagem da aluna, a partir de observações e diálogos com a mesma. Nossa pesquisa se trata de um estudo de caso, com uma abordagem qualitativa, onde nos valemos de entrevistas e observações para a coleta dos dados e de materiais concretos para analisar a motivação da aluna. Categorizamos nossos dados, analisando a influência dos materiais e a nossa prática docente, concluindo que com o material concreto adequado, associado à prática docente adequada podemos sim motivar os alunos no processo de aprendizagem.

 

Palavras-chave: Deficiência Visual; Materiais Concretos; Motivação.

Downloads

Publicado

2017-12-31

Edição

Seção

Comunicações Científicas (Presencial)