<b>MOTIVAÇÃO PARA APRENDER: DOS MATERIAIS CONCRETOS À DIDÁTICA DO PROFESSOR</b>
Resumo
Nesta pesquisa, procuramos avaliar e investigar a motivação de uma aluna com deficiência visual total a aprender o conceito de fração, utilizando-se os materiais concretos, analisando a prática docente, com os objetivos de avaliar o desenvolvimento da aprendizagem dos conceitos envolvidos no conteúdo de fração por meio do trabalho com materiais concretos buscando também investigar a contribuição do material concreto na motivação para a aprendizagem da aluna, a partir de observações e diálogos com a mesma. Nossa pesquisa se trata de um estudo de caso, com uma abordagem qualitativa, onde nos valemos de entrevistas e observações para a coleta dos dados e de materiais concretos para analisar a motivação da aluna. Categorizamos nossos dados, analisando a influência dos materiais e a nossa prática docente, concluindo que com o material concreto adequado, associado à prática docente adequada podemos sim motivar os alunos no processo de aprendizagem.
Palavras-chave: Deficiência Visual; Materiais Concretos; Motivação.