ARTICULAÇÕES ENTRE O ESTÁGIO SUPERVISIONADO E O PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA:

UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NO ENSINO REMOTO

Autores

  • Ana Regina Barbosa Peixoto UFCAT- Universidade Federal de Catalão
  • Marta Borges
  • Thiago Porto de Almeida Freitas

Resumo

Este relato apresenta a experiência de uma discente participante do Programa Residência Pedagógica, na área de Matemática da Universidade Federal de Catalão (UFCAT). Em decorrência da pandemia de COVID-19, houve mudanças significativas no desenvolvimento do projeto, uma delas consistiu na adoção do regime de atividades não presenciais, ou seja, quase toda experiência foi feita de forma virtual/remota. Cabe destacar que as atividades estiveram vinculadas aos componentes curriculares obrigatórios de estágios supervisionados do curso de licenciatura em Matemática da UFCAT e foram desenvolvidas em um colégio estadual, no período de outubro de 2020 a março de 2022. O objetivo deste trabalho, portanto, é descrever e refletir sobre a vivência e as dificuldades enfrentadas por professores, alunos e residentes durante esse processo. Apesar dos desafios, pode-se afirmar que a mediação entre a universidade e a educação básica foi significativa, no sentido de articulação entre teoria e prática e contribuições para a formação inicial docente. No que tange à formação de professores, conclui-se que é possível realizar ações de estágio e residência virtualmente, entretanto os poucos momentos presenciais reafirmaram que a presença no espaço da escola, os diálogos com a comunidade escolar, a interação com estudantes na sala de aula, são experiências essenciais.

 

Palavras-chave: Residência Pedagógica; Estágio Supervisionado; Formação de professores; Ensino Remoto; Matemática.

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Publicado

2023-12-31

Edição

Seção

Relatos de Experiências (Presencial)