CONTRIBUIÇÕES FORMATIVAS DO PROCESSO DE REELABORAÇÃO DE UMA SITUAÇÃO DESENCADEADORA DE APRENDIZAGEM

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Resumo

Ao longo do desenvolvimento da sociedade das últimas três décadas tem se intensificado as discussões acerca de se ter espaços que possuem como objeto de estudo a formação do professor, os quais não sejam exclusivamente as licenciaturas. Nesse caminho e diante da necessidade de outra proposta para o processo de formação de professores de matemática e que este possua interface com a organização do ensino de conceitos matemáticos é que espaços como o Clube de Matemática da Universidade Estadual de Goiás - Câmpus Sudoeste - Sede: Quirinópolis (CluMat-UEG) surge e se sustenta. Tal ambiente busca propiciar por intermédio do planejamento compartilhado de suas ações, condições de aprendizagem da docência em matemática e do ensino dos conceitos matemáticos por meio de um olhar que privilegia a essência dos conceitos matemáticos ensinados na Educação Básica. O CluMat se encontra alicerçado em pressupostos da Teoria Histórico-Cultural, Teoria da Atividade e na proposta Teórico-Metodológico da Atividade Orientadora de Ensino. Sendo assim, os sujeitos, neste caso os professores em formação, foram colocados frente a necessidade de reelaborar uma Situação Desencadeadora de Aprendizagem (SDA) acerca do conceito de equação. Ao encontro de tal ação o objetivo posto era investigar a compreensão de como a reelaboração dessa SDA no contexto formativo do CluMat contribuiu para a formação dos futuros professores que deste espaço fazem parte. A fim de compreender como esse processo se deu optou-se pelo experimento formativo como estrutura metodológica, aqui entendida como uma estrutura investigativa realizada em várias etapas que ocorrem simultaneamente. Por meio dos indícios compreendeu-se que o movimento de reelaboração pode propiciar aos sujeitos condições de se apropriarem dos conceitos a partir de sua essência, bem como dos elementos que constituem a Atividade Pedagógica.

 

Palavras-chave: SDA; Equações; Reelaboração; Clube de Matemática; Formação de Professores.

Biografia do Autor

Lukas Adriel Francisco Alves, Universidade Estadual de Goiás Câmpus Sudoeste - Sede: Quirinópolis

Licenciando em Matemática pela Universidade Estadual de Goiás (UEG). Membro do Clube de Matemática (CluMat) da UEG no Câmpus Sudoeste - Sede Quirinópolis. Bolsista de Apoio Técnico a Pesquisa - Nível 2A do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Maria Marta da Silva, Universidade Estadual de Goiás Câmpus Sudoeste - Sede: Quirinópolis

Pós-Doutoranda em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. Doutora em Educação em Ciências e Matemática pela Universidade Federal de Goiás. Professora efetiva do departamento de Matemática da Universidade Estadual de Goiás Câmpus Sudoeste - Sede: Quirinópolis (UEG - Quirinópolis). Coordenadora do Clube de Matemática da UEG - Quirinópolis.

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Publicado

2023-12-31

Edição

Seção

Comunicações Científicas (Presencial)