CONTRIBUIÇÕES FORMATIVAS DO PROCESSO DE REELABORAÇÃO DE UMA SITUAÇÃO DESENCADEADORA DE APRENDIZAGEM
Resumo
Ao longo do desenvolvimento da sociedade das últimas três décadas tem se intensificado as discussões acerca de se ter espaços que possuem como objeto de estudo a formação do professor, os quais não sejam exclusivamente as licenciaturas. Nesse caminho e diante da necessidade de outra proposta para o processo de formação de professores de matemática e que este possua interface com a organização do ensino de conceitos matemáticos é que espaços como o Clube de Matemática da Universidade Estadual de Goiás - Câmpus Sudoeste - Sede: Quirinópolis (CluMat-UEG) surge e se sustenta. Tal ambiente busca propiciar por intermédio do planejamento compartilhado de suas ações, condições de aprendizagem da docência em matemática e do ensino dos conceitos matemáticos por meio de um olhar que privilegia a essência dos conceitos matemáticos ensinados na Educação Básica. O CluMat se encontra alicerçado em pressupostos da Teoria Histórico-Cultural, Teoria da Atividade e na proposta Teórico-Metodológico da Atividade Orientadora de Ensino. Sendo assim, os sujeitos, neste caso os professores em formação, foram colocados frente a necessidade de reelaborar uma Situação Desencadeadora de Aprendizagem (SDA) acerca do conceito de equação. Ao encontro de tal ação o objetivo posto era investigar a compreensão de como a reelaboração dessa SDA no contexto formativo do CluMat contribuiu para a formação dos futuros professores que deste espaço fazem parte. A fim de compreender como esse processo se deu optou-se pelo experimento formativo como estrutura metodológica, aqui entendida como uma estrutura investigativa realizada em várias etapas que ocorrem simultaneamente. Por meio dos indícios compreendeu-se que o movimento de reelaboração pode propiciar aos sujeitos condições de se apropriarem dos conceitos a partir de sua essência, bem como dos elementos que constituem a Atividade Pedagógica.
Palavras-chave: SDA; Equações; Reelaboração; Clube de Matemática; Formação de Professores.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Lukas Adriel Francisco Alves, Maria Marta da Silva
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.