CONTRIBUIÇÕES DE ALGUNS DOS MATERIAIS DIDÁTICOS MANIPULATIVOS PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA NA PERSPECTIVA INCLUSIVA

Autores

  • Rodiney Santos Instituto Federal da Paraíba
  • Ingrid Natália da Silva Lima

Resumo

O trabalho teve como objetivo caracterizar e apresentar algumas das contribuições de alguns dos materiais didáticos manipulativos para o ensino de matemática na perspectiva inclusiva. Para tal, o texto está organizado em duas seções principais, a saber: a primeira, apresenta alguns dos materiais didáticos manipulativos (ábaco, Geoplano, material dourado, Tangram, blocos lógicos e sólidos geométricos) e a segunda, ilustra o uso de materiais didáticos manipulativos com base na abordagem do Desenho Universal para Aprendizagem (MONTEIRO et al., 2013; NASCIMENTO, 2019; PAMPLONA, COSTA, 2019). A tipologia da pesquisa é de abordagem qualitativa e procedimento bibliográfico, com finalidade exploratória. Como resultados, depreendemos que o planejamento da matemática escolar deve pautar-se em uma abordagem de currículo flexível e diversificado que proporcione múltiplos modos de engajamento, apresentação e expressão para aprendizagem do estudante.

 

Palavras-chave: Ensino de matemática; Materiais concretos; Desenho Universal para Aprendizagem.

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Publicado

2023-12-31

Edição

Seção

Comunicações Científicas (Presencial)