A MARANHENSIDADE NA PRODUÇÃO DE SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS DE GEOMETRIA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • Monica Leticia Vale Universidade Federal do Maranhão-UFMA
  • Jónata Ferreira de Moura

Resumo

O presente artigo busca relacionar o termo maranhensidade ao ensino da unidade temática de geometria do componente curricular de matemática para uma turma do 4º ano do Ensino Fundamental. Essa pesquisa está em desenvolvimento no Programa de Pós-Graduação em Formação Docente em Práticas Educativas da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). A questão investigativa é: Que sequências didáticas docentes maranhenses do 4º ano do Ensino Fundamental podem produzir/propor, em consonância com as orientações presentes na BNCC e no DCTMA, aos estudantes de modo a ter a maranhensidade como eixo central no ensino da unidade temática geometria do componente curricular matemática? É uma pesquisa de abordagem qualitativa que tem como sujeitos uma turma do 4º ano do Ensino Fundamental de uma escola da rede pública municipal da cidade de Imperatriz/MA. A coleta de dados será através de videogravações das sequências didáticas e das anotações em diário de campo da pesquisadora. Ainda não existem resultados para apresentar pois a pesquisa iniciou-se em setembro de 2022.

 

Palavras-chave: BNCC; DCTMA; Sequência didática; Maranhensidade.

Downloads

Publicado

2023-12-31

Edição

Seção

Comunicações Científicas (Presencial)