EXPLORANDO A GEOMETRIA COM ORIGAMI:

UMA EXPERIÊNCIA DO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA

Autores

  • Leandra Vieira Ribeiro Universidade Estadual de Goiás
  • Ana Carolina da Silva Pio
  • Gabriel Leite Ferreira
  • Amanda Fernandes Lacerda
  • Laryssa Caroline Mendes Oliveira
  • Ana Paula de Almeida Saraiva Magalhães
  • Túlio Vadeley Araujo Silva

Resumo

Na atual conjuntura, a geometria no ensino de matemática muitas vezes acaba sendo deixada de lado no decorrer do ano letivo. Assim sendo, através dessa observação, é perceptível a necessidade de algumas mudanças em relação à abordagem  dessa unidade temática. Desse modo, este trabalho tem como objetivo levantar algumas problemáticas acerca do ensino da geometria e em contrapartida, relatar uma experiência desenvolvida em uma das atividades de residência pedagógica do curso de matemática da Universidade Estadual de Goiás do Campus Central - Anápolis CET, em um Centro de Ensino em Período Integral (CEPI) de Anápolis, com estudantes do 9º ano do ensino fundamental. Tivemos como propósito utilizar o Origami, a arte de transformar papel em objetificação tridimensionais por meio de dobraduras, como uma das possíveis resolutivas dessas problemáticas. Outrossim, tal resolutiva foi desenvolvida como uma oficina interdisciplinar com as disciplinas de arte e inglês, pois, tais dobraduras possuíam a temática de Halloween. Uma vez que, os origamis utilizados nesse processo representavam objetos característicos dessa celebração, sendo eles a abóbora, o morcego e o fantasma. Por fim, vale ressaltar que esse artigo, aos interessados, faz um percurso entre a Geometria e o Origami, por meio de suas histórias e aplicações no dia a dia. Assim como, finaliza com nossos resultados e discussões, as quais foram de grande valia, para que pudéssemos entender os discentes dessas turmas.

 

Palavras-chave: Matemática, Geometria; Origami; Interdisciplinaridade; Residência Pedagógica.

 

Downloads

Publicado

2023-12-31

Edição

Seção

Relatos de Experiências (Presencial)