JOGOS DIGITAIS EDUCACIONAIS COMO RECURSO PARA O ENSINO REMOTO DE MATEMÁTICA
Resumo
Este relato visa apresentar atividades de ensino elaboradas por duas pibidianas do curso de Matemática Licenciatura da Universidade Federal de Catalão para o ensino remoto acerca do conteúdo de expressões algébricas do sexto ano do ensino fundamental. Inicialmente é descrita uma atividade que consistiu na elaboração de sequência didática de três aulas, abordando o jogo digital intitulado Quiz Show como recurso educacional. Em relação à construção do jogo foi possível perceber seu potencial para motivar o estudante para o estudo e a resolução de problemas matemáticos, além de gerar um feedback de acertos e erros ao professor, indicadores relevantes para identificar dificuldades e rever o planejamento das aulas. A segunda atividade foi realizada na etapa de observação/interação junto a alunos do ensino básico, com a aplicação remota do jogo Adedanha Matemática, para alunos do oitavo ano com dificuldades na aprendizagem de conceitos e operações matemáticas. A experiência vivenciada no planejamento e aplicação das atividades evidenciou que o ensino remoto requer do professor habilidades com o uso das tecnologias digitais para além das vividas no ensino presencial e uma maior dedicação para buscar e/ou criar atividades que atraiam a atenção do aluno, tornando o ensino da Matemática um momento mais prazeroso.
Palavras-chave: Sequência didática; Jogos digitais educacionais; Matemática; Ensino remoto.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Michellen Christyne Moreira de Souza, Samanta Vieira Moraes, Élida Alves da Silva , Marta Borges
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.