DOCÊNCIA INCLUSIVA:
REFLEXÕES DE DUAS PROFESSORAS SOBRE SUAS EXPERIÊNCIAS PARA UMA EDUCAÇÃO INCLUSIVA
Resumo
Inclusão tem sido tema frequente entre professores, sejam eles atuantes ou não na Educação Especial. Uma explicação para isso pode estar no fato de que os alunos enquadrados como público-alvo das políticas públicas, voltadas à inclusão escolar, se fazem cada vez mais presentes na escola comum. E também, porque a presença desse alunado ainda desperta preocupação aos professores, que por motivos diversos, podem interpretar essa situação como desafiadora ou até como um obstáculo à sua prática pedagógica. Este artigo trata-se de relato da experiência de duas professoras com diferentes trajetórias acadêmicas, uma licenciada em Matemática e a outra em Pedagogia, que têm como tema de interesse a Educação Inclusiva. As docentes contam como se interessaram pelo tema inclusão e como essa temática se tornou objeto central em suas respectivas pesquisas acadêmicas. As experiências contadas por ambas podem possibilitar que o leitor reflita sobre como a trajetória profissional e de vida de cada uma influencia em suas concepções sobre inclusão escolar.
Palavras-chave: Docência; inclusão; TEA.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Suelen Martins Vasconcelos, Gisele Oliveira da Cruz
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.