O ENSINO DE MATEMÁTICA ACADÊMICA E POPULAR:
A PARTIR DAS IDEIAS DE BOURDIEU
Resumo
Este trabalho tem por intuito realizar uma análise do ensino de matemática a partir das ideias de Pierre Bourdieu. Para isso é necessário entendermos como ocorre o ensino de matemática e sua aprendizagem em diferentes ambientes, analisando a matemática acadêmica e os saberes matemáticos populares. A conclusão da presente pesquisa serve como contribuição para o meio educacional, por trazer uma análise do ensino segundo altores como: Bourdieu, Passeron e Nunes, Carraher e Schliemann de renome no meio acadêmico, podendo também causar uma incucação sobre como está sendo trabalhado o ensino de matemática. O presente artigo tem como um dos objetivos relatar e compreender o ensino de matemática como ferramenta de manutenção de classes. A partir desse objetivo perguntamos: Qual é a finalidade do ensino de matemática escolar? e para quem essa matemática tem sentido? Os recursos metodológicos utilizados na presente pesquisa envolveram pesquisa bibliográfica. Para produzir tais contribuições e reflexões nos calcaremos nos estudos de Nunes, Carraher e Schliemann (2011) e D’ambrosio (1996) sobre a matemática em um olhar de construção, Bourdieu, Passeron (2012) o ensino como ferramenta de manutenção de classe.
Palavras-chave: Educação matemática; Estudos Bourdiesianos; Currículo.
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