O RECOMEÇO:

UMA PROPOSTA DE TAREFA VOLTADA PARA A INVESTIGAÇÃO MATEMÁTICA NO RETORNO AO ENSINO PRESENCIAL EM UMA TURMA DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • Renato Sardinha CEPAE/UFG
  • Luciana Parente Rocha Universidade Federal de Goiás
  • José Pedro Machado Ribeiro Universidade Federal de Goiás

Resumo

O presente relato apresenta a experiência de professores de Matemática, ao retornarem ao ensino presencial depois de um período de pandêmica no país, com alunos do 6º ano do Ensino Fundamental em uma escola pública federal no estado de Goiás, Brasil. Utilizamos como proposta de intervenção na aula a Investigação Matemática. A partir de uma tarefa investigativa, que foi adaptada por nós para a turma em questão, trabalhamos com grupos de alunos no Laboratório de Ensino e Pesquisa em Educação Matemática da instituição. Este trabalho foi o primeiro que fizemos na volta ao ensino presencial e encontramos muitos desafios: falta de postura dos alunos ao trabalharem em grupos; ansiedade explícita na aula; autonomia limitada para pensar, escrever e agir; distanciamento da proposta da aula etc. Apesar das dificuldades que tivemos, ainda conseguimos perceber a alegria dos alunos ao desenvolverem uma tarefa investigativa, que lhes permitiu pensar, refletir sobre a sua escrita, discutir com os colegas e com os professores acerca da temática proposta. Os professores se questionaram e ainda se questionam sobre o que ainda virá nesse processo pós-pandêmico e pós Ensino Remoto Emergencial, em relação aos hábitos de leitura e ao interesse dos alunos nas aulas de Matemática. Algo que pode fazer a diferença no ensino, na escola aqui relatada, diz respeito à proposta de ensino que utiliza a Investigação Matemática na sala de aula, pois ela poderá dar voz aos alunos em uma perspectiva diferente da habitual, fazendo com que eles sejam protagonistas do seu processo de aprendizagem, tornando os conteúdos abordados significativos, despertando o interesse e a curiosidade dessas crianças para o mundo que as cerca.

 

Palavras-chave: Ensino Fundamental; Investigação Matemática; Pós-pandemia; Ensino Presencial.

 

Biografia do Autor

Luciana Parente Rocha, Universidade Federal de Goiás

Professora do Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação - CEPAE/UFG. 

José Pedro Machado Ribeiro, Universidade Federal de Goiás

Professor do Instituto de Matemática e Estatística da UFG. 

Downloads

Publicado

2023-12-31

Edição

Seção

Relatos de Experiências (Presencial)