<b> UMA PROPOSTA DE ENSINO BASEADA NA EDUCAÇÃO ESTATÍSTICA </b>

Autores

  • Alyson Fernandes de Oliveira
  • Selma Marques de Paiva

Resumo

 

Observar  a forma como as informações são divulgadas em nosso cotidiano e o modo como as pessoas lidam com as mesmas, é o que se propôs com esse estudo, resultado de um trabalho de conclusão de curso, que objetivou trabalhar a Estatística de forma diferenciada e contextualizada em sala de aula, com o intuito de levar o estudante a participar da construção do seu próprio conhecimento, com o desejo de que se desenvolva nele o hábito de raciocinar e buscar soluções acerca de situações do dia a dia. Para experienciar esse estudo, realizou-se um levantamento de dados em três salas de aula, da 3ª série do Ensino Médio do Colégio Estadual Plínio Jaime de Anápolis-GO, por meio de aplicações de questionários e, posteriormente estabeleceu-se uma proposta com a pretensão de se trabalhar a Estatística de forma mais dinâmica, contextualizada e autônoma em sala de aula. Para estudar toda essa problemática, a pesquisa qualitativa foi considerada, sendo essa exploratória, visto que proporciona a interação direta com o participante e o meio da pesquisa. A partir de atividades que continham uma proposta direcionada ao ensino de Estatística, verificou-se que o trabalho com esse tipo de enfoque é, possivelmente eficaz para o ensino significativo de alguns conteúdos, dado que possibilita aos estudantes, um olhar crítico acerca da sociedade em que vivem e uma relação mais próxima com os dados Estatísticos trabalhados no cotidiano.

 

Palavras-chave: Educação Estatística; Ensino Médio; Estatística.

 

Downloads

Publicado

2017-12-31

Edição

Seção

Comunicações Científicas (Presencial)