UMA ABORDAGEM INVESTIGATIVA DE FUNÇÃO AFIM E FUNÇÃO QUADRÁTICA COM CALCULADORAS CIENTÍFICAS COM DISCENTES DE GRADUAÇÃO EM MATEMÁTICA DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA PAULISTA
Resumo
O relato de experiência aqui apresentado busca evidenciar um encontro de um experimento de ensino que foi aplicado na Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP), Campus de Rio Claro (SP), com discentes do curso de graduação em Matemática a fim de expor como os discentes participantes compreendem e desenvolvem os conceitos de Função Afim e Função Quadrática em relação à produção de conhecimento matemático. As calculadoras científicas adentram no processo de pesquisa não enquanto simples ferramenta, mas enquanto recurso didático uma vez que ela pode ser tão eficaz quanto lápis e papel. Neste experimento de ensino foram abordadas questões onde elas são contextualizadas e investigativas de modo a buscar desenvolver um possível aspecto crítico em relação à Matemática. A intenção principal do experimento de ensino foi de abordar ambas as temáticas à luz do uso didático das Calculadoras Científicas de modo a contribuir com a produção de conhecimento matemático e formação de críticas reflexivas.
Palavras-chave: Pré-Cálculo; Ensino e Aprendizagem com Calculadoras; Educação Matemática.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 João Victor Gonçalves do Carmo, Sueli Liberatti Javaroni
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.