OS SABERES E FAZERES MATEMÁTICOS NA CONSTRUÇÃO CIVIL:
POR UMA VISÃO CULTURAL E ETNOMATEMÁTICA
Resumo
Este trabalho tem por título OS SABERES E FAZERES MATEMÁTICOS NA CONSTRUÇÃO CIVIL: por uma visão cultural e Etnomatemática e objetiva compreender a presença da matemática e da cultura nos canteiros de obras civis, a partir de uma perspectiva Etnomatemática. Este estudo também se propõe a discutir a seguinte pergunta: “Quais são as relações entre os saberes e fazeres dos pedreiros que atuam na construção civil em comparação à matemática acadêmica?”. Para isso, foi necessário compreender a matemática como criação humana, produzida com o fim de solucionar problemas sociais. Dessa forma, é discutido sobre os diversos tipos de conhecimentos e seu desenvolvimento, e o processo de ensino/aprendizagem em diversos ambientes. Em seguida, D’Ambrosio (2002) e seu entendimento de relação cultural, foi utilizado para a conceituação de Etnomatemática. Com base nisso, foram analisadas as práticas culturais dos trabalhadores da construção civil na cidade de Heitoraí-Go. Para efetivação do trabalho, foi realizada uma pesquisa de campo, ou seja, no ambiente natural dos trabalhadores, de caráter qualitativo e descritivo. Para a produção de dados, foram realizadas entrevistas, e, para estudar esses dados, usamos a análise de conteúdo. Assim, o presente trabalho contribui para valorização e o reconhecimento dos diversos grupos sociais, dando foco aos trabalhadores da área de construção civil. Em suma, a ideia defendida é a de que todas as culturas e todos os saberes são importantes e nenhum se sobrepõe ao outro, de modo que merecem e devem ser respeitados.
Palavras-chave: Construção Civil; Etnomatemática; Saberes e Fazeres; Ensino informal.
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Copyright (c) 2023 João Pedro Marques Oliveira, Gabrielle Correia Silva dos Santos, Carlos Augusto Cardoso de Jesus, Rodrigo Bastos Daude
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