LUCIENNE FÉLIX:

O QUE REVELAM AS OCORRÊNCIAS DA HEMEROTECA DIGITAL EM RELAÇÃO A SUA VINDA AO BRASIL EM 1962 E 1965?

Autores

  • Jonathan Machado Domingues Universidade Federal de Santa Catarina

Resumo

Lucienne Félix (1901-1944) formou-se em Matemática pela École Normale de Sevres. Destaca-se que a participação dela foi de extrema relevância na Commission Internationale Étude Amélioration Enseignement Mathématiques (CIEAEM), grupo coordenado por Calleb Gattegno. Neste sentido, o presente artigo teve o objetivo de investigar as ocorrências da Hemeroteca Digital acerca da vinda da professora Lucienne Félix, ao Brasil, nos anos de 1962 e 1965. Para isso, direcionou-se a responder a seguinte questão: O que revelam as ocorrências da Hemeroteca Digital, nos anos de 1962 e 1965 sobre Lucienne Félix? Justifica-se o desenvolvimento desta investigação em virtude da relevância da professora-pesquisadora francesa em relação à expansão do ideário do Movimento da Matemática Moderna em terras europeias, assim como para além das fronteiras francesas, como em solo brasileiro. Em linhas de síntese, ocorreu uma predominância das ocorrências que informavam a respeito das formações que seriam oferecidas por Félix, havendo focalização principalmente na Região Sudeste, nos estados do Rio de Janeiro e de São Paulo. Além das formações (cursos e palestras) ministradas para os professores de diversos níveis de atuação, Lucienne Félix integrou a Missão Pedagógica Francesa, em 1962.

 

Palavras-chave: História da Educação Matemática; Matemática Moderna; Formação de Professores; Jornais.

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Publicado

2023-12-31

Edição

Seção

Comunicações Científicas (Presencial)