MODELAGEM MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL:

UM OLHAR SOBRE O SIPEMAT, O ENEM E A CNMEM, NO PERÍODO DE 2011 A 2020

Autores

  • Silvana Cocco Dalvi Prefeitura Municipal de Castelo, ES - IFES
  • Luciano Lessa Lorenzoni Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo https://orcid.org/0000-0003-4859-7750

Resumo

A modelagem matemática é uma tendência que se tem demonstrado  eficaz para atender as demandas da Educação na sociedade contemporânea. Desenvolvida no Ensino Superior, Médio e Fundamental, recentemente discute-se a possibilidade de sua implementação também na Educação Infantil. Nessa perspectiva, o objetivo desse trabalho é investigar a prática da modelagem matemática na Educação Infantil a partir das comunicações científicas publicadas em eventos de Educação. Trata-se de uma pesquisa de cunho bibliográfica e abordagem qualitativa. Os eventos pesquisados foram o  Simpósio Internacional de Pesquisa em Educação Matemática (SIPEMAT), o  Encontro Nacional de Educação Matemática (ENEM) e a Conferência Nacional sobre Modelagem  na Educação Matemática (CNMEM) , no período de 2011 a 2020. O olhar se manteve nas produções que abordam a prática da modelagem em turmas da Educação Infantil. Os resultados revelam um quantitativo reduzido de comunicações científicas que atenderam aos critérios estabelecidos nessa pesquisa. Entretanto, nas produções encontradas, dentre outras contribuições, os autores advogam à favor da modelagem matemática na Educação Infantil alegando que ela valoriza os conhecimentos dos alunos a pensarem em estratégias próprias na resolução de problemas, a desenvolverem um papel ativo nas situações que vivenciam construindo significados sobre eles, os outros e o mundo social e natural. Cabe ressaltar que a pesquisa ainda é incipiente, mas serve de aporte para fomentar as discussões visando auxiliar nas práticas que auxiliem na aprendizagem e promovam a formação integral e cidadã dos estudantes da Educação Infantil.

 

Palavras-chave: Educação; Modelagem matemática; Educação Infantil.

Biografia do Autor

Luciano Lessa Lorenzoni, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo

Possui graduação em Matemática pela Universidade Federal do Espírito Santo (1991), mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Espírito Santo (1996) e doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Espírito Santo (2003). Atualmente é professor do Instituto Federal do Espírito Santo. Tem experiência na área de Matemática Aplicada com ênfase em Pesquisa Operacional e Modelagem Matemática na Educação Matemática. Também atua no EDUCIMAT - Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática do IFE

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Publicado

2023-12-31

Edição

Seção

Comunicações Científicas (Presencial)