UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DA ÁLGEBRA NO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • Gabrielle Aleluia SEDUC/GO
  • Líviam Santana Fontes UEG/ ANÁPOLIS

Resumo

Este artigo tem como objetivo apresentar uma sequência didática baseada na Engenharia Didática, para contribuir com a compreensão das definições do conteúdo de polinômio do 8º ano do ensino fundamental. O conteúdo escolhido foi motivado pelas experiências de uma das autoras na etapa de regência, no Estágio Supervisionado. É uma pesquisa bibliográfica, de abordagem qualitativa, em que se buscou por uma proposta de ensino que torne mais fácil ao aluno a compreensão dos conceitos matemáticos. Para a escolha da metodologia de ensino a ser adotada, considerou-se as que favorecem o processo de ensino-aprendizagem, tomando como referenciais teóricos autores como Brum e Schumacher (2013), Passos e Goés (2014) e Brighenti Biavatti e Souza (2015). Optou-se pela Engenharia Didática, que se caracteriza como produto didático que envolve plano de ensino, criação de materiais didáticos e esquema experimental, baseado nas realizações didáticas em sala. Na sequência didática apresentada o foco foi na formação das definições do conteúdo de polinômio, e no papel do aluno no processo de aprendizagem.

 

Palavras-chave: Ensino da Matemática; Metodologias de Ensino; Engenharia Didática; Sequência Didática. 

 

Downloads

Publicado

2023-12-31