OS JOGOS COMO FACILITADORES DO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA:

UMA PROPOSTA PARA OS PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL DO MUNICÍPIO DE FIGUEIRÓPOLIS – TO

Autores

  • Alexandre Oliveira da Silva Universidade Federal do Tocantins

Resumo

O Ensino da Matemática, bem como a educação de um modo geral, vem sofrendo diversas mudanças ocasionada pela pandemia do novo Coronavírus ou COVID-19, que tem afetado a sociedade de forma global, interferindo em todos os aspectos possíveis, dentre eles as relações sociais, uma vez que para conter o vírus foi necessário utilizar o distanciamento social, iniciado no ano de 2020 e que se estendeu até o ano de 2021. Diversos debates foram travados sobre como a educação iria desenvolver uma aprendizagem significativa por meio de aulas remotas, e dentre eles destaca-se o processo de ensino e aprendizagem da matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Diante dessa situação, alguns municípios passaram a investir na formação dos professores com a utilização de metodologias diferenciadas que pudessem desenvolver a compreensão dos alunos. Dentre as metodologias propostas, optou-se por a utilização de jogos matemáticos, uma vez que eles encantam crianças e adultos, sendo fator essencial para o desenvolvimento social e intelectual tanto de alunos como de professores, haja vista que gera a integração e socialização de conhecimentos entre os envolvidos nesse processo. A utilização dos jogos tem se destacado por ser de grande relevância no desenvolvimento do ensino e aprendizagem, por trabalhar de uma forma diferenciada os conceitos matemáticos, além de despertar no educando a curiosidade e estimular o seu raciocínio. Dessa forma, este trabalho objetiva-se em propor a utilização de jogos matemáticos como facilitadores do processo de ensino e aprendizagem de matemática, em tempos de pós-pandemia, nos anos inicias do Ensino Fundamental no município de Figueirópolis –TO.

 

Palavras-chave: Jogos Matemáticos; Pandemia; Ensino e aprendizagem; Educação Matemática; Formação de professores.

Downloads

Publicado

2023-12-31

Edição

Seção

Relatos de Experiências (Presencial)