<b>CONHECIMENTOS ALGÉBRICOS DA PROVA DE MATEMÁTICA DO “NOVO ENEM”</b>

Autores

  • Acelmo de Jesus Brito
  • Alan Kardec Messias da Silva
  • Luciano Duarte da Silva
  • Márcio Urel Rodrigues
  • Rael Fernandes Turatti

Resumo

Apresentamos neste artigo, resultados de uma pesquisa cujo objetivo foi identificar a presença dos conhecimentos algébricos nas questões das provas de matemática do Novo ENEM no período de 2009 a 2016. A questão investigativa norteadora da pesquisa foi: qual tem sido a presença dos conhecimentos algébricos nas provas de matemática do Novo ENEM nos períodos de 2009 a 2016? Para isso, utilizamos a metodologia da pesquisa qualitativa na modalidade documental. O corpus foi constituído pelas 360 questões da prova de matemática do Novo ENEM no período de 2009 a 2016. Objetivando a obtenção de um mapeamento sistemático referente aos enunciados das questões da prova de matemática do novo ENEM fizemos uso de alguns conceitos da Análise de Conteúdo (BARDIN, 1977), que nos permitiu constituir cinco Categorias de Análise: Álgebra Elementar; Funções Elementares; Múltiplas Representações de Funções; Função Exponencial e Logarítmica; Funções Trigonométricas, pelas quais elencamos apontamentos para os professores de Matemática em serviço no Ensino Médio em relação a importância de abordar os conhecimentos algébricos na prática pedagógica em sala de aula. Identificamos a existência de 60 questões relacionadas aos conhecimentos algébricos, o que representaram 16,7% das questões da prova de matemática do Novo ENEM no período de 2009 a 2016.

 

Palavras-chave: Novo ENEM; Matemática; Conhecimentos Algébricos; Ensino Médio.

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Publicado

2017-12-31

Edição

Seção

Comunicações Científicas (Presencial)