DIFICULDADES DO ENSINO DE MATEMÁTICA PÓS-PANDEMIA:

RELATOS DE UMA ESTAGIÁRIA

Autores

  • Beatriz de Freitas Oliveira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás
  • Aline Mota de Mesquita Assis Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás
  • Rogério da Silva Cavalcante Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás

Resumo

Neste trabalho procurou-se apresentar o relato de uma experiência vivenciada no ano de 2022, na disciplina de Estágio Supervisionado IV, onde foram aplicadas três aulas em uma turma de segundo ano do ensino médio sobre o conteúdo, soma dos termos de uma progressão geométrica. Visa relatar e discutir sobre algumas das dificuldades encontradas ao longo da regência, mesmo compreendendo que, apesar desses problemas já estarem presentes no cotidiano do professor antes da pandemia, eles foram intensificados em decorrência do ensino remoto. Essas dificuldades vão desde a diminuição da motivação dos alunos para com os estudos, o aumento do desinteresse pelas aulas de matemática, o uso desmoderado do celular em sala de aula até déficits de aprendizagem. Conclui-se que todos esses fatores afetam diretamente a prática do professor e levam a refletir sobre as consequências da pós-pandemia e da necessidade de utilizar novas metodologias que aproximem mais o aluno e gerem maior interesse pela matemática.

 

Palavras-chave: Dificuldades; Ensino médio; Ensino remoto.

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Publicado

2023-12-31

Edição

Seção

Relatos de Experiências (Presencial)