MAPEAMENTO DE PESQUISAS COM OS TEMAS CONTEMPORÂNEOS TRANSVERSAIS
Resumo
Esta comunicação científica tem como intuito apresentar um mapeamento de artigos e pesquisas científicas cuja aplicação e estudos propuseram dedicar aos Temas Contemporâneos Transversais (TCT) na formação inicial de professores(as) de Matemática. Cabe ressaltar que esta redação é uma pesquisa acadêmica de Mestrado cuja enredo está no campo de compreender como a aplicação dos TCT na formação de futuros(as) professores(as) de Matemática possam perfazer esses caminhos de aprendizados. Sobre os procedimentos metodológicos, utilizou-se do estado da arte ou estado do conhecimento para a construção de um mapeamento de artigos e pesquisas cuja presença dos TCT produziu aprendizados e conhecimentos para as diferentes etapas formativas de especialização. O resultado deste mapeamento, cujo intervalo de tempo foi identificar trabalhos científicos publicados nos últimos dez anos, constituiu-se de: três artigos científicos hospedados na plataforma Web of Science e treze dissertações/teses hospedadas na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) e no Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES.
Palavras-chave: Matemática; Formação Inicial de Professores; Temas Contemporâneos Transversais. Mapeamento.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Muriell Francisco da Costa
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.