A EXPLORAÇÃO DO TEOREMA DE STEWART NA GEOMETRIA DINÂMICA COM GEOGEBRA
Resumo
Nas últimas décadas os softwares de Geometria Dinâmica, como o GeoGebra, vêm sendo utilizados de maneira recorrente para apoiar as aulas de matemática para o ensino. Neste trabalho objetivamos apresentar uma abordagem do teorema de Stewart com um objeto de aprendizagem elaborado no GeoGebra. Nos baseamos nos fundamentos do uso das tecnologias digitais junto à História da Matemática para o Ensino, onde são tratadas as primeiras ideias do uso combinado de Tecnologia Digital à História da Matemática. Nas duas seções seguintes, justifica-se a utilização da História da Matemática, da Tecnologia Digital e do GeoGebra, no desenvolvimento deste trabalho. Foram discutidas as formas de uso do GeoGebra como ferramenta de representação e comunicação do conhecimento matemático, como uma ferramenta de visualização e como ferramenta de descoberta na demonstração e exploração do teorema de Stewart materializada por informações históricas com o GeoGebra.
Palavras-chave: Teorema de Stewart; GeoGebra; Tecnologias Digitais; História da Matemática; Ensino.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Lucas Santos Teixeira, Iara Martins Coelho, Luis Andrés Castillo B., Ivonne C. Sánchez
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by-nc-sa/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.