A EXPLORAÇÃO DO TEOREMA DE STEWART NA GEOMETRIA DINÂMICA COM GEOGEBRA
Resumo
Nas últimas décadas os softwares de Geometria Dinâmica, como o GeoGebra, vêm sendo utilizados de maneira recorrente para apoiar as aulas de matemática para o ensino. Neste trabalho objetivamos apresentar uma abordagem do teorema de Stewart com um objeto de aprendizagem elaborado no GeoGebra. Nos baseamos nos fundamentos do uso das tecnologias digitais junto à História da Matemática para o Ensino, onde são tratadas as primeiras ideias do uso combinado de Tecnologia Digital à História da Matemática. Nas duas seções seguintes, justifica-se a utilização da História da Matemática, da Tecnologia Digital e do GeoGebra, no desenvolvimento deste trabalho. Foram discutidas as formas de uso do GeoGebra como ferramenta de representação e comunicação do conhecimento matemático, como uma ferramenta de visualização e como ferramenta de descoberta na demonstração e exploração do teorema de Stewart materializada por informações históricas com o GeoGebra.
Palavras-chave: Teorema de Stewart; GeoGebra; Tecnologias Digitais; História da Matemática; Ensino.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Lucas Santos Teixeira, Iara Martins Coelho, Luis Andrés Castillo B., Ivonne C. Sánchez
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.