UMA PROPOSTA METODOLÓGICA PARA O ENSINO DE ESTATÍSTICA NO ENSINO MÉDIO ATRAVÉS DA PROGRAMAÇÃO EM PYTHON
Resumo
Este trabalho descreve a experiência adquirida nas regências da disciplina de Estágio Supervisionado IV no curso de Licenciatura em Matemática do Instituto Federal de Goiás – Campus Goiânia, em uma turma de 4º ano de um curso Técnico Integrado ao Ensino Médio, cuja disciplina é denominada Matemática IV. Os conteúdos trabalhados durante os momentos de regência foram na área de Estatística, seguindo o planejamento do professor regente da turma, sendo eles, representação gráfica, medidas de tendência central e medidas de dispersão. As aulas foram trabalhadas visando a inserção do uso da linguagem de programação python, de forma a proporcionar ao aluno a possibilidade de realizar os cálculos estatísticos através dos programas que eles mesmos construiriam. Para isso, realizou-se a exposição do conteúdo estatístico e o ensino dos códigos necessários para a programação. O estágio proporcionou o aprendizado da construção do plano de aula, plano de ensino e aplicações de metodológicas em sala de aula além daquelas tradicionalmente instituídas. Foi introduzido a construção de códigos de programação na linguagem Python para desenvolver algoritmos para os cálculos da média aritmética, média ponderada, desvio padrão e variância, estimulando os alunos a construir e desenvolver habilidades computacionais e de raciocínio lógico matemático.
Palavras-chave: Estágio Supervisionado; Ensino de Estatística; Metodologias de Ensino; Linguagem de Programação Python.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Sabrina Rodrigues, Aline Mota de Mesquita Assis, Rogério da Silva Cavalcante
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.