UMA PROPOSTA METODOLÓGICA PARA O ENSINO DE ESTATÍSTICA NO ENSINO MÉDIO ATRAVÉS DA PROGRAMAÇÃO EM PYTHON
Resumo
Este trabalho descreve a experiência adquirida nas regências da disciplina de Estágio Supervisionado IV no curso de Licenciatura em Matemática do Instituto Federal de Goiás – Campus Goiânia, em uma turma de 4º ano de um curso Técnico Integrado ao Ensino Médio, cuja disciplina é denominada Matemática IV. Os conteúdos trabalhados durante os momentos de regência foram na área de Estatística, seguindo o planejamento do professor regente da turma, sendo eles, representação gráfica, medidas de tendência central e medidas de dispersão. As aulas foram trabalhadas visando a inserção do uso da linguagem de programação python, de forma a proporcionar ao aluno a possibilidade de realizar os cálculos estatísticos através dos programas que eles mesmos construiriam. Para isso, realizou-se a exposição do conteúdo estatístico e o ensino dos códigos necessários para a programação. O estágio proporcionou o aprendizado da construção do plano de aula, plano de ensino e aplicações de metodológicas em sala de aula além daquelas tradicionalmente instituídas. Foi introduzido a construção de códigos de programação na linguagem Python para desenvolver algoritmos para os cálculos da média aritmética, média ponderada, desvio padrão e variância, estimulando os alunos a construir e desenvolver habilidades computacionais e de raciocínio lógico matemático.
Palavras-chave: Estágio Supervisionado; Ensino de Estatística; Metodologias de Ensino; Linguagem de Programação Python.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Sabrina Rodrigues, Aline Mota de Mesquita Assis, Rogério da Silva Cavalcante
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by-nc-sa/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.