<b>MATEMÁTICA NO NOVO ENEM: UMA ANÁLISE DAS QUESTÕES DE GEOMETRIA</b>

Autores

  • Andreza Caroline Schmitt do Amaral
  • Acelmo de Jesus Brito
  • Márcio Urel Rodrigues
  • Luciano Duarte da Silva
  • Alan Kardec Messias da Silva

Resumo

Esse artigo apresenta excertos de uma pesquisa, resultado do Trabalho de Conclusão de curso de Licenciatura em Matemáticas. O objetivo desse trabalho é identificar, quais conteúdos de Geometria estão presentes nas provas de matemática do ENEM, dentro de um recorte histórico de 2009 à 2016. Desta maneira, a questão norteadora da nossa pesquisa foi: Qual tem sido os conteúdos de geometria nas provas de matemática do Enem no período de 2009 a 2016 e a sua frequência? Nosso aporte teórico utilizado foram os seguintes documentos: Fundamentação Teórico-Metodológica do ENEM, Orientações Curriculares, PCN‘s, Novo Enem, artigo “Análise Das Questões De Matemática Do Novo. Enem (2009 à 2014): Reflexões Para Professores De Matemática” e o artigo. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica, tendo como corpus da pesquisa as provas do ENEM do período. As nossas análises foram pautadas na “Análise de Conteúdo” de Bardin (1977), com a finalidade de construir um mapeamento sistemático referente aos enunciados das questões da Prova de Matemática do Novo ENEM e seus conteúdos. Percebemos que a Geometria é uma área que possui presença considerável nas provas do Enem, a mesma é apresentada de forma contextualizada e não interdisciplinar o que exige uma boa leitura e compreensão do que se pede nos enunciados.

 

Palavras-chave: Geometria. ENEM; Competência; Professores de Matemática.

 

Publicado

2017-12-31

Edição

Seção

Comunicações Científicas (Presencial)