PRÁTICAS MATEMÁTICAS DE ALUNAS(OS) DO CAMPO/EJA
Resumo
Neste trabalho, analisamos práticas de numeramento que se constituem no contexto da Educação Matemática de pessoas jovens e adultas que acontece em escolas que atendem populações campesinas, compreendendo-as como elemento e reflexo das tensões entre os universos urbano e do campo que ali convivem. O material empírico foi produzido a partir das gravações em áudio e vídeo e dos apontamentos feitos na observação de aulas de matemática da Educação de Jovens e Adultos (EJA) do Assentamento 1° de Junho em Tumiritinga – MG –, bem como na participação em outras atividades escolares e de outros espaços da vida cotidiana dos sujeitos no assentamento. A análise que aqui trazemos destaca o estranhamento do outro visto como aquele que habita e se referencia num universo diferente: o sujeito das práticas campesinas que estranha as práticas escolares, referenciadas na cultura urbana; o sujeito das práticas escolares e urbanas que estranha as práticas campesinas.
Palavras chave: Educação do Campo; Práticas de numeramento; Educação Matemática; Etnomatemática.
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