LEITURA E ESCRITA EM MATEMÁTICA COMO REFLEXO PARA O ENSINO
Resumo
Este relato de experiência reflete os resultados de um projeto de Leitura e Escrita em Matemática, como possibilidade de apresentação de ideias e sugestões, para o contexto prático de sala de aula. Tem por objetivo apresentar reflexões relacionadas a Leitura e Escrita em Matemática para serem exploradas, discutidas e desenvolvidas no processo de ensino e aprendizagem. Para tanto, busco responder a seguinte pergunta: quais reflexões podem ser formadas em relação a Leitura e Escrita em Matemática, no contexto da educação básica? Para a compreensão deste cenário, discuto ao longo deste relato a importância do professor em oferecer práticas que provoquem nos alunos a possibilidade de construção de conceitos variados por meio das múltiplas interpretações, bem como através do compartilhamento de ideias, dúvidas e hipóteses socializadas em grupo. Nesse sentido, para que estas interpretações ocorram, apresento três sugestões de produções argumentativas, registrados por meio da escrita e ressalto que as observações e reflexões aqui veiculadas tiveram por base os educadores de uma escola da rede estadual de ensino do Rio Grande do Norte. Por fim, exponho as concepções do método descritivo de alguns pesquisadores que lidam com a Leitura e Escrita em Matemática, visando compartilhar questionamentos e considerações sobre a formação matemática no sentido de obter maiores possibilidades de intervenção no processo de ensino e aprendizagem da matemática no ensino básico.
Palavras-chave: Leitura; Escrita; Matemática; Ensino.
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Copyright (c) 2023 José Erildo Lopes Júnior
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