<b>A CONSTRUÇÃO DE PIPA COMO INSTRUMENTO PARA A APROPRIAÇÃO DE CONCEITOS GEOMÉTRICOS</b>

Autores

  • Luciane Nunes Ribeiro
  • Alyson Fernandes de Oliveira
  • Isabele Conceição Almeida

Resumo

Olhando ao nosso redor percebemos a quantidade de figuras geométricas que compõe o cotidiano, daí surge a importância de estudar a geometria. Conforme aponta Lorenzato (1995), sem estudar essa área da Matemática o sujeito não desenvolve o pensar geométrico ou o raciocínio visual e, sem essas habilidades não será possível resolver situações de vida que forem geometrizadas, portanto, a leitura interpretativa do mundo torna-se incompleta, a comunicação das ideias fica reduzida e a visão da Matemática torna-se distorcida. Essa oficina tem por objetivo trabalhar conceitos básicos da Geometria, explorando suas propriedades e fazendo com que os participantes consigam perceber a Matemática de forma lúdica, manipulável e contextualizada. Pretendemos apresentar a evolução histórica da pipa tetraédrica desenvolvida por Alexander Graham Bell, a fim de evidenciar que a construção da pipa pode ser um instrumento na apropriação dos conceitos geométricos. Para isso promoveremos uma discussão sobre as possíveis contribuições após os participantes construírem a pipa. Acreditamos que ao utilizar modelos geométricos em sala de aula, no caso o tetraedro, estimulamos a imaginação e a intuição dos alunos, além do raciocínio na compreensão da geometria espacial.

 

Palavras-chave: Geometria; Pipa Tetraédrica; Ludicidade; Ensino e Aprendizagem.

Downloads

Publicado

2017-12-31