RELATO DE EXPERIÊNCIA:

O ENSINO DE DIVISIBILIDADE NO ENSINO FUNDAMENTAL POR MEIO DE JOGOS

Autores

  • Juliana de Oliveira Souza Gomes UFG
  • Kamila da Silva Andrade UFG

Resumo

Um dos maiores desafios que o professor de matemática enfrenta é o de ministrar aulas capazes de despertar nos alunos o gosto pela disciplina e enfraquecer o senso comum de que a matemática é muito difícil e que pode ser entendida apenas por uma minoria. Em geral, as aulas de matemática são ministradas segundo o método tradicional de ensino, dando ênfase ao mecanismo da repetição. De fato, esse método tem se mostrando insuficiente para garantir a aprendizagem efetiva dos alunos.  Entretanto, o uso de jogos é um recurso didático que ajuda a solucionar parte das dificuldades encontradas no processo de ensino e aprendizagem da matemática. O presente artigo parte dos postulados teóricos de Perroni (2021) Stocco (2003) e em resultado de uma metodologia qualitativa, relata a experiência vivenciada com a aplicação de jogos para o ensino da Divisibilidade. A pesquisa foi realizada em uma turma de sexto ano do Ensino Fundamental, em uma escola municipal, em Inhumas, Goiás. Neste trabalho, tanto o pesquisador quanto os participantes refletem sobre a ação e buscam caminhos para solucionar as dificuldades encontradas no processo.  A aplicação desse projeto de intervenção pedagógica objetiva comprovar a eficácia do uso de jogos nas aulas de matemática, a partir de um bom planejamento, para o desenvolver o raciocínio lógico, a disciplina, a criatividade, a habilidade de resolver problemas, a concentração e consequentemente garantir uma aprendizagem significativa.

 

Palavras-chave: Divisibilidade; Jogos; Lúdico; Ensino Fundamental; Educação Básica. 

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Publicado

2023-12-31

Edição

Seção

Relatos de Experiências (Presencial)