A MATEMÁTICA NOS CENTROS HISTÓRICOS: UMA PERSPECTIVA DO MUSEU DE CASA DE CORA CORALINA NA CIDADE DE GOIÁS
Resumo
A presente pesquisa faz parte de um estudo desenvolvido na Universidade Estadual de Goiás a partir do grupo de estudo Ticas de Matema contemplado com Programa de Iniciação Cientifica PBIC/UEG. Tem por objetivo investigar, analisar e compreender a importância do Museu como um local de Educação Não Formal para um ensino de Matemática. Trata-se de uma pesquisa qualitativa com base na abordagem etnográfica. Para produzir as informações, as técnicas de coletas utilizadas: a observação, entrevista e questionário. As entrevistas foram realizadas com os guias turísticos, afim de compreender sobre o ambiente de pesquisa, e com o Curador do Museu e os questionários com os visitantes. Os aportes teóricos que sustentam a investigação dissertam sobre o campo da Educação matemática com Fiorentini e Lorenzato, Etnomatemática, com D Ambrósio, Maria da Gloria Gohn com Educação Formal. Concluímos que o Museu Casa de Cora Coralina é um espaço de difusão cultural reconhecido, internacionalmente; bem como tem potencial para discussão de conceitos de matemática como geometria, álgebra, história da matemática associados ao contexto histórico, social e cultural
Palavras-chave: Educação Não Formal; Etnomatemática; Museu; Educação Matemática
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Patrícia ferreira barbosa, Rodrigo Bastos Daude
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.