UMA ABORDAGEM DINÂMICA DO TEOREMA DE VIVIANI NO GEOGEBRA

Autores

Resumo

Na atualidade os softwares de matemática dinâmica como o GeoGebra têm sido usados de maneira recorrente para novas interpretações de demonstrações próprias da geometria euclidiana. Neste trabalho temos por objetivo apresentar uma abordagem do teorema de Viviani mediada pelo GeoGebra, apresentando uma releitura dessa demonstração, gerando um passo a passo para elaboração e aplicação desta proposta em sala de aula. Nos baseamos nos fundamentos do uso das tecnologias digitais junto à História da Matemática no ensino e aprendizagem da Matemática, onde são tratadas as primeiras ideias do uso combinado de Tecnologia Digital à História da Matemática. Nas duas seções seguintes, justifica-se a utilização da História da Matemática, da Tecnologia Digital e do GeoGebra, no desenvolvimento deste trabalho. Foram discutidas as formas de uso do GeoGebra como ferramenta de construção, ferramenta representação e comunicação do conhecimento matemático, como uma ferramenta de visualização e como ferramenta de descoberta na demonstração do teorema de Viviani materializada por informações históricas.

 

Palavras-chave: Teorema de Viviani; GeoGebra; Tecnologias Digitais; História da Matemática; Ensino.

 

Biografia do Autor

Iara Martins Coelho, Universidade Federal do Tocantins

Licencianda em Matemática na Universidade Federal do Tocantins (UFT-Câmpus de Arraias), Concluiu Ensino Fundamental na Escola Municipal Felipe de Lyon cidade de Planaltina GO, e Ensino Médio no Colégio Estadual Alda Ferreira-São Gabriel-GO, atualmente participa do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência-PIBID, como bolsista. 

Lucas Santos Teixeira, Universidade Federal do Tocantins

Licenciando em Matemática na Universidade Federal do Tocantins (UFT - Câmpus de Arraias). Concluiu o Ensino Médio pelo Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) Concluiu o Ensino Fundamental Pelo Colégio da Policia Militar (CPM-IV) na cidade de Arraias(TO). Atualmente é bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) do Curso de Licenciatura em Matemática.

Ivonne C. Sánchez, Universidade Federal do Pará

Doutoranda em Educação em Ciências e Matemáticas com bolsa de estudo da FAPESPA (2021-2025 | Edital 14/2021 PROPESP-UFPA) no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas (PPGECM) do Instituto de Educação Matemática e Científica (IEMCI) da Universidade Federal do Pará (UFPA). Mestre em Educação em Ciências e Matemáticas - área de concentração: Educação Matemática - (PPGECM/UFPA) com bolsa de estudo da CAPES (2018-2020). Graduada na Licenciatura em Educação menção Matemática e Física pela Universidade do Zulia, Venezuela (2011-2016) e revalidada como Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal da Bahia (UFBA/2022). Membro do Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática (GPSEM/UFPA). Pesquisadora nível A-2 no Programa de Estímulo à Pesquisa e Inovação da Venezuela (2015 - Atual). Possui experiência na área de Educação Matemática com ênfase em: Formação de Professores com Tecnologias Digitais, Ensino de Matemática com Tecnologias Digitais, Uso do GeoGebra no Ensino da Matemática. E-mail: ivonne.s.1812@gmail.com

Downloads

Publicado

2023-12-31

Edição

Seção

Comunicações Científicas (Presencial)