PODCAST UM RECURSO UTILIZADO PARA ENCONTRAR A FUNÇÃO AFIM DO APLICATIVO DA UBER

Autores

  • Douglas Carvalho de Menezes Universidade Federal de Uberlândia
  • Alex Medeiros de Carvalho
  • Arlindo José de Souza Junior
  • Deive Barbosa Alves

Resumo

As Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação têm alterado visivelmente os meios de comunicação e como nos comunicamos. Uma vez que a internet tem facilitado o acesso às informações, as redes sociais têm impactando a sociedade de um modo geral e nossos estudantes não estão de fora. Como os aplicativos de mobilidade estão presentes no nosso dia a dia e também dos nossos discentes. Dessa maneira, criamos um podcast educativo para ajudar os estudantes no desenvolvimento de uma atividade avaliativa que denominamos “Matemática da Uber”, onde essa atividade foi desenvolvida com cem estudantes de três turmas do primeiro ano do ensino médio de uma escola pública no município de Uberlândia. Ao fazer uso de podcasts educativos, o professor tem que entender que os estudantes podem fazer uso dentro de sala de aula ou fora dela. Dessa forma, ao utilizar podcasts educativos para possibilitar aos estudantes uma outra forma de se aprender, pois o podcast pode possibilitar aos discentes segundo Lévy (1993) uma memória de curto prazo, pois mobiliza a atenção dos mesmos. Além de mobilizar a memória curta também pode possibilitar aos estudantes uma memória de longo prazo. Deste modo, quando o professor possibilita aos discentes podcasts educativos ele está tentando acionar as memórias dos estudantes, seja ela a curta ou a longa.

 

Palavras-chave:  Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação; Podcast; Estudantes

Downloads

Publicado

2023-12-31

Edição

Seção

Relatos de Experiências (Presencial)