PROJETO “ECONOMIA: O QUE HÁ POR TRÁS DESSA CÊNCIA?”:

CONTRIBUIÇÕES E PERSPECTIVAS DA EDUCAÇÃO FINANCEIRA NO TRABALHO DOCENTE DE MATEMÁTICA

Autores

  • Ariston Rodrigo Silva Lima Colégio Estadual Dr. Vasco dos Reis Gonçalves
  • Bethânia Niura de Jesus Lemos Instituto Federal Goiano - Campus Urutaí

Resumo

Atualmente, a globalização e o sistema capitalista têm mudado a mente humana, cujo principal objetivo é consumir. Por outro lado, ao adquirir um bem, produto ou serviço, é de suma importância organizar gastos e ganhos para equilibrar o orçamento a fim de evitar transtornos e crises financeiras futuras. Porém, a sociedade brasileira não apresenta esta concepção do planejamento financeiro pessoal/familiar para prevenir de imprevistos súbitos que necessitam de recursos financeiros para cobrir tais eventualidades. Talvez, por desconhecer uma ferramenta bastante aplicada no dia a dia, muitos acabam afundando em dívidas, realizando financiamentos e empréstimos para saldar as dívidas e/ou comprar ainda mais. A Matemática Financeira e a Economia podem desempenhar um papel fundamental na vida de qualquer cidadão. Além de conhecer ferramentas e instrumentos que podem fazer parte de sua gestão pessoal/familiar, leva o indivíduo a (re)pensar sobre suas atitudes e comportamentos frente as situações vivenciadas. Logo, este trabalho visa demonstrar a importância que a Economia e a Matemática Financeira desempenham em nosso cotidiano, rever conceitos e definições e analisar uma tomada de decisão diante de uma situação.

 

PALAVRAS-CHAVE: Estudo, matemática, recursos e gestão.

Biografia do Autor

Bethânia Niura de Jesus Lemos, Instituto Federal Goiano - Campus Urutaí

Estudante de Graduação - Licenciatura em Matemática no Instituto Federal Goiano - Campus Urutaí

Downloads

Publicado

2023-12-31

Edição

Seção

Relatos de Experiências (Presencial)