<b>GEOMETRIA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: COMO ORGANIZAR O ENSINO?</b>

Autores

  • Daniela Cristina de Oliveira
  • Mayline Regina Silva

Resumo

Com base nos princípios da Teoria Histórico-Cultural, nos propomos a discutir a organização do ensino de Geometria nos anos iniciais do Ensino Fundamental, na busca pela superação do ensino pautado exclusivamente na identificação de formas geométricas e suas propriedades. Assim, ao organizarmos o ensino, almejamos que que os estudantes compreendam os nexos conceituais geométricos e desenvolvam reflexões que levem em conta a generalização dos conceitos. Para tanto, elaboramos atividades de ensino de geometria tendo como premissa o lúdico e a coletividade. Destacamos o lúdico como modo de envolver as crianças com o estudo, pois o brincar é uma realidade que ainda lhes pertence, e a coletividade, por acreditarmos que a troca de ideias e saberes entre os sujeitos favorece a apropriação do conhecimento. Diante disso, apresentaremos nesse minicurso um modo de organização do ensino de Geometria nos anos iniciais do Ensino Fundamental, destacando as atividades de ensino elaboradas e algumas reflexões manifestadas por crianças em um processo de ensino e aprendizagem concretizado no ano de 2016, em uma escola pública de Goiânia.

 

Palavras-chave: Atividade de Ensino; Clube de Matemática; Lúdico; Teoria Histórico-Cultural.

Downloads

Publicado

2017-12-31