<b>ATIVIDADE LÚDICA NO CLUBE DE MATEMÁTICA: O JOGO NA APROPRIAÇÃO DO CONHECIMENTO NUMÉRICO – APRENDER E ENSINAR COM AS SITUAÇÕES DESENCADEADORAS DE APRENDIZAGEM</b>

Autores

  • Kamila Ribeiro Batista
  • Rosélia José da Silva Carvalho
  • Rosimary Rosa Pires Zanetti

Resumo

O objetivo desta oficina é desenvolver Situações Desencadeadoras de Aprendizagem (SDAs) do Clube de Matemática relacionadas ao conteúdo de Sistema de numeração Decimal. Os temas, objetivam a formação de conceitos e práticas de ensino, voltadas para a apropriação do conhecimento matemático. Os conteúdos e as estratégias de ensino, são previamente organizados e mediados pelo professor, e inseridos na atividade de estudo das crianças, por recursos pedagógicos pautados na ludicidade a saber, a história virtual e o jogo. Estes recursos são os temas centrais desta oficina e foram escolhidos por fazerem parte da fundamentação teórica do Clube de Matemática, que se orientam pelos pressupostos teóricos da Teoria Histórico-Cultural, da Teoria da Atividade (LEONTIEV, 1978) e a Atividade Orientadora de Ensino (MOURA, 1996). Estudantes de licenciatura em matemática ou Pedagogia, público alvo desta oficina, terão a oportunidade de vivenciar um modo de organização do ensino, que busca envolver as crianças em atividades colaborativas que visam a apropriação de conhecimentos de modo a possibilitar que as crianças aprendam brincando. A oficina contemplará duas SDAs, são elas: O Boliche matemático e o Baralho dos símbolos. Durante a realização da oficina, os participantes desenvolverão as situações lúdicas propostas. Esperamos que esta oficina estimule o interesse dos futuros professores que ensinarão matemática, a uma organização do trabalho pedagógico envolvente e significativo para a criança, voltada para sua atividade principal - o brincar.

 

Palavras-chave: Clube de Matemática; Situações Desencadeadoras de Aprendizagem; Ludicidade; Organização do ensino; Aprendizagem Matemática

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Publicado

2017-12-31